O que são disjuntores?

Um disjuntor é um dispositivo de proteção que todas as instalações possuem ou deveriam ter.

Também pode ser definido como a comutação automática de um circuito de um dispositivo de proteção, disparando assim que um curto-circuito ou corrente de sobrecarga é identificado, o que é essencial para evitar acidentes e até incêndios.

Qual a diferença entre disjuntor e fusível?

Ambos os dispositivos protegem contra curtos-circuitos e correntes de sobrecarga, mas podemos destacar que a principal diferença entre eles é que o fusível é de uso único, enquanto o disjuntor não, ou seja, quando o disjuntor dispara, basta ativar novamente, quando o fusível estiver sobrecarregado, ele irá fundir e precisa ser substituído.

Para que serve o disjuntor?

Como mencionado anteriormente, um disjuntor é um dispositivo de proteção com disparo automático, com a ressalva de que apenas protege o circuito de sobrecargas e curtos-circuitos, portanto, não protege os equipamentos de picos de energia ou choques elétricos às pessoas. Os disjuntores são o dispositivo de proteção mais comum nas instalações, e geralmente são instalados em medidores e quadros elétricos fornecidos por empresas licenciadas para proteção de seus respectivos circuitos.

Quais os tipos de disjuntores existem?

Existem diversos tipos e modelos de disjuntores, cada um alterando sua configuração de acordo com sua aplicação, como a carga e a tensão de operação que será conectada a eles. Apesar de serem diferentes, funcionam com o mesmo princípio e têm a mesma finalidade, que é a proteção do circuito. Os tipos de disjuntores são diferenciados por suas curvas características.

Disjuntor monopolar

Utilizado em instalações e circuitos que possuem apenas uma única fase, como por exemplo circuitos de iluminação e tomadas em sistemas monofásicos fase/neutro, seja com fase 127V ou 220V.

Disjuntor bipolar

Usado em circuitos ou instalações com duas fases, como circuitos com chuveiros, torneiras elétricas ou equipamentos de maior potência.

Disjuntor tripolar

Indicado para instalações e circuitos com três fases, como circuitos com motores elétricos trifásicos.

Disjuntor magnético

Existem os disjuntores magnéticos que também tem a função de proteger os equipamentos elétricos contra sobrecargas e curtos-circuitos, porém possuem uma precisão muito maior.

Disjuntor térmico

Os disjuntores térmicos interrompem o circuito elétrico assim que a detectam uma elevação da temperatura, que seja anormal. Esse tipo de disjuntor é bastante utilizado como precaução contra incêndios.

Disjuntores termomagnéticos

O disjuntor termomagnético é a junção da proteção térmica e magnética, sendo muito utilizado nas instalações elétricas residenciais e comerciais. As vantagens deste disjuntor é que pode ser usado para manobras de ligar e desligar os circuitos, proteção contra aquecimentos, curtos circuitos e sobrecargas.

Curva de disparo disjuntor termomagnético

Além dos diversos tipos e modelos de disjuntores, eles ainda se dividem em três categorias, que existem devido à curva característica de cada modelo. As curvas definem a aplicação e as cargas que eles serão ligados. As curvas de disjuntores são B, C e D, lembrando que pela corrente ser dada em ampere (A), não existe curva característica com letra A, para não haver confusão.

Curva B:

A curva de ruptura B para um disjuntor estipula, que a sua corrente para que seccione o circuito seja compreendida entre 3 a 5 vezes a sua corrente nominal. Um disjuntor de 10A nesta curva deve operar quando sua corrente de pico atingir entre 30A a 50A.

Curva C:

A curva de ruptura C para um disjuntor estipula, que a sua corrente de ruptura seja entre 5 a 10 vezes a corrente nominal. Um disjuntor de 10A nesta curva deve operar quando a sua corrente atingir entre 50A a 100A.

Curva D:

Já a curva de ruptura D para um disjuntor, estipula que a corrente necessária para abrir o circuito esteja entre 10 a 20 vezes maior que a corrente nominal, um disjuntor de 10A nesta curva deve operar quando a sua corrente atingir entre 100A a 200A.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Recentes

× "SECRETARIA"