Clube do Técnico | O que é a Indústria 4.0? BEGIN JIVOSITE CODE {literal}

O que é a Indústria 4.0?

 

O que é a Indústria 4.0?

Saiba o que é a Indústria 4.0 e como se preparar para as novas exigências desse novo modelo industrial que está revolucionando o processo produtivo. Para fazer parte dessa nova modalidade você terá que desenvolver novas habilidades profissionais.

A fábrica tradicional está mudando, as linhas de produção estão sendo remodeladas e substituídas por novas formas de controle e produtividade. A denominada “Indústria 4.0” será cada vez mais automatizada e eficiente.

Com o avanço dos sistemas de logística interligados às informações de produção, será mais fácil e preciso avaliar as demandas de mercado, para que as quantidades que deverão ser produzidas de um determinado produto atendam ao mercado.

Esse conceito de indústria ganhou força na Alemanha envolvendo empresas, universidades e governo. Por ser mais eficiente esse conceito deve se espalhar pelo mundo todo e o perfil do profissional deve mudar radicalmente.

Desenvolver novas habilidades técnicas e principalmente novas habilidades interpessoais vão fazer parte dessa mudança de perfil. Então é preciso ficar atento às características desses futuros profissionais:

Formação multidisciplinar

Talvez a principal característica a ser desenvolvida pelo Profissional 4.0, pois além de ter a formação específica exigida para o trabalho, terá de lidar com outras áreas do conhecimento. Isso certamente depende de uma boa dose de iniciativa e conhecimentos que levarão a uma maior valorização do ser humano.

Capacidade de adaptação

A automação dos equipamentos será levada a patamares jamais experimentados, para se ter uma ideia, antes mesmo de apresentar um problema de funcionamento, a máquina poderá emitir sinais de que precisa passar por uma manutenção preventiva. Na prática, os operadores precisarão se adaptar a um novo jeito de lidar com os equipamentos mesmo a distância.

Senso de urgência

Para que todo o processo se mantenha em perfeito funcionamento as informações devem estar disponíveis em tempo real e a todos profissionais envolvidos no processo, tudo isso para manter a eficiência e atender as exigências de mercado.

Bom relacionamento

Embora a tecnologia esteja transformando a maneira como as coisas são fabricadas, algumas regras para continuar sendo um profissional relevante não mudam tanto assim. Ter um bom relacionamento com os colegas de trabalho continuará sendo muito importante.

O avanço da tecnologia afetará todo mundo, do chão de fábrica ao alto escalão, aquele profissional que conseguir passar por esse processo de mudanças sem grandes traumas demonstrará inteligência emocional para subir na carreira.

Curso Online


ENDEREÇO


FORMAS DE PAGAMENTO


AFILIAÇÕES




FACEBOOK