Clube do Técnico | O ensino a distância é realmente válido? BEGIN JIVOSITE CODE {literal}

O ensino a distância é realmente válido?

O EAD é realmente válido?

Atualmente os meios de ensino estão mudando, cada dia mais a demanda de pessoas, querendo uma formação e uma especialização, aumenta. Porém algumas encontram dificuldades, como localização e locomoção. Certos cursos não são oferecidos na cidade natal da pessoa, ou por algum outro motivo quem quer aprender não consegue cursar uma universidade ou ir até o local. A história da educação a distancia no Brasil começou cedo.

Como solução para esses e outros problemas, a educação a distância aparece surge. Vários lugares que oferecem esse tipo de ensino são reconhecidos e tem a qualidade tão boa, ou melhor, do que universidades e escolas presenciais. Ela supre uma necessidade de educação e profissionalização, com a educação a distância várias pessoas conseguiram concluir o curso superior.

No Brasil a educação a distância é conceituada oficialmente no Decreto nº 5.622 de 19 de dezembro de 2005: “Art. 1º Para os fins deste Decreto, caracteriza-se a Educação a Distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.”

De acordo com a Associação Brasileira de Ensino a Distância (ABED), a história da educação a distância no Brasil começou em 1904, quando no Jornal do Brasil foi encontrado um anúncio nos classificados oferecendo curso de datilografia por correspondência. A partir desse registro, vários outros fatos aconteceram. Em 1995 é criado o Centro Nacional de Educação a Distância. De lá pra cá a história da educação a distancia no Brasil só tem sido fortalecida por melhores infraestruturas e regulamentação.

Motivos para a expansão do EAD no Brasil
Além de uma maior conectividade tecnológica (Internet banda larga) e inclusão digital, o EAD vem crescendo no Brasil por mais uma série de motivos. Entre eles, podemos citar: Vantagens para o aluno: comodidade, flexibilidade de horários, economia de tempo e mensalidades mais baratas são alguns dos atrativos da modalidade EAD responsáveis pelo número cada vez maior de estudantes que optam por esta modalidade.

Reconhecimento do MEC: para oferecer cursos superiores EAD, as instituições devem obter o credenciamento junto ao Ministério da Educação (MEC) e, uma vez criados, os cursos a distância passam pela mesma avaliação aplicada em cursos presenciais.
O certificado obtido em curso a distância reconhecido pelo MEC vale tanto quanto o presencial.

Reconhecimento: Os diplomas dos cursos EAD não se distinguem dos presenciais e isso não fará nenhuma diferença na hora que a pessoa ingressar no mercado de trabalho, pois o que importante é a capacidade da pessoa.

Conhecimento fixado: Uma das grandes virtudes dos cursos EAD é o fato de o aluno ter um conhecimento concreto de tudo que estudou durante o processo. Esse conhecimento é mais fixado, pois não existem atividades em grupos nesta modalidade de ensino, no qual a pessoa terá que estudar mais para aprender.

Ritmo de Estudo: O próprio aluno tem total autonomia para definir o seu ritmo de estudo. Se a pessoa tiver dificuldade, ela poderá assistir a aula novamente até entender melhor sobre a matéria que está estudando.
Concentração: Nesta modalidade, o aluno terá muito mais concentração para os estudos do que nos ensinos presenciais. É bem comum pessoas terem dificuldades para prestar atenção em uma aula se houver barulho e conversas paralelas. Por isso, ao ingressar no EAD, o aluno poderá estudar em um ambiente mais calmo e silencioso para se sentir mais confortável e a vontade para assistir suas aulas.

Independência: Uma das características que o aluno EAD tem é a independência. Com essa característica, o aluno terá mais responsabilidade para correr atrás das respostas, já que estará sozinho.

Dúvidas: No ensino EAD, o modo que o aluno se comporta perante as dúvidas das matérias é bem diferente. No presencial, o aluno evita de expor suas dúvidas temendo uma reação dos colegas de sala, enquanto na modalidade a distância, a pessoa pode falar direto com o professor (tutor) sobre todas as suas dúvidas referentes às aulas assistidas.

Curso Online


ENDEREÇO


FORMAS DE PAGAMENTO


AFILIAÇÕES




FACEBOOK