Clube do Técnico | Como funciona o Termômetro Bimetálico

Como funciona o Termômetro Bimetálico

 

TERMÔMETRO

A palavra termômetro origina-se do grego termo que significa quente e metro que significa medida. Assim, definimos termômetro como o instrumento que mede temperatura ou a variaçãoo de temperaturas, com alto grau de precisão.

A construção de um termômetro está baseada no uso de alguma grandeza física que depende da temperatura, seja ela sólida, líquida ou gasosa. Sua aplicaçãoo vai desde o monitoramento de experimentos e controle do ambiente, até a calibração de outros instrumentos e inspeções de qualidade.

São equipamentos versáteis com aplicações múltiplas como farmaceutica, médica, ambiental, alimentar, plásticos, ciências da vida, entre outros. Sua função geralmente baseia-se no controle de qualidade e regulamentação de processos.

Term?metro Bimet?lico

Baseiam-se no efeito de dilatação estabelecido na termodinâmica (flexão térmica). Constituído por duas lâminas metálicas de materiais diferentes com coeficientes de dilatação diferentes (termopar), unidas entre si e enroladas em forma de espiral ou hélice, o que aumenta bastante a sensibilidade. Como os metais são diferentes, com a variação de temperatura, um se dilata mais que o outro o que provoca um encurvamento da lâmina. Nesse movimento, a lâmina arrasta, em sua extremidade, um ponteiro que percorre uma escala graduada.

CaracterÍsticas

Construído em aço inoxidável, alta qualidade, precisão, durabilidade e a prova de corrosão. Especialmente indicado para as indústrias químicas, petroquímicas, alimentícias, farmaceutica e de papel.

 

DESCRIÇÃO TÉCNICA

Tempo de resposta: aproximadamente 20 segundos para 70% do valor total da escala.

Reflexção do ponteiro: 270 do mostrador.

Classe de precisão: 2%

Construção: Caixa de chapa de aço inox estampada. Anel prendedor de vidro com encaixe tipo baioneta hermeticamente fechado, haste padrão de à 6 mm de aço inoxidável.

Curso Online