Clube do Técnico | Calibração de manômetros, vacuômetros e manovacuômetros analógicos e a classe de exatidão

Calibração de manômetros, vacuômetros e manovacuômetros analógicos e a classe de exatidão

Calibração de manômetros, vacuômetros e manovacuômetros analógicos e a classe de exatidão

Um manômetro, vacuômetro ou manovacuômetro são equipamentos de medição utilizados para a medição de pressão. Sem dúvida, a grandeza pressão é uma das mais medidas em processos industriais, seja diretamente ou indiretamente para a medição de outras grandezas como vazão de fluidos, nível de gases e líquidos, etc.

Ainda é muito comum o uso de medidores de pressão com indicação analógica em industrias, prestadores de serviço, hospitais, etc. A figura abaixo apresenta um modelo de um manômetro com indicação analógica ou medidor analógico de pressão.

Medidor de pressão (manômetro) com indicação analógica – Fabricante: Salvi Casagrande

 

 

No Brasil, as características construtivas e metrológicas para os medidores analógico de pressão são estabelecidas e definidas na norma ABNT NBR 14105 – 1: Medidores de Pressão – Parte 1: Requisitos de fabricação, classificação, ensaios e utilização. Outro documento que também estabelece informações sobre as características metrológicas para medidores analógicos de pressão é o documento de caráter orientativo DOC-CGCRE-017 – Orientação para a realização de calibração de medidores analógicos de pressão, publicado pelo CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação).

 

DOC-CGCRE-017

DOC-CGCRE-017 – Orientação para a realização de calibração de medidores analógicos de pressão

 

ABNT NBR 14105

ABNT NBR 14105 – 1: Medidores analógicos de pressão com sensor de elemento elástico – Requisitos de fabricação, classificação, ensaios e utilização.

 

 

A norma ABNT NBR 14105 apresenta nos itens 3.56 – Classe de exatidão, 7.1 – Classe de exatidão, e 8.2 – Ensaio para determinação da classe de exatidão e histerese as informações sobre o conceito de classe de exatidão e o como determinar a classe de exatidão de um manômetro. A calibração do manômetro, vacuômetro ou manovacuômetro é o ensaio requisitado pela norma para identificação da classe de exatidão. O conceito de classe de exatidão é definido como:

Classe de Exatidão:

Classe de instrumentos de medição que satisfazem certas exigências metrológicas destinadas a conservar erros dentro de limites especificados. Considera-se o erro máximo admissível, expresso em porcentagem da amplitude da faixa nominal do instrumento. Os erros de exatidão incluem histerese e repetitividade.

Outro dois conceitos apresentados na ABNT NBR 14105-1, para classificar um medidor analógico de pressão é o erro de histerese e o erro de repetitividade. Ambos os erros podem ser observados durante a calibração do manômetro, vacuômetro ou manovacuômetro e devem ser relatados no certificado de calibração do manômetro, vacuômetro ou manovacuômetro.

Erro de histerese

Diferença máxima entre as indicações crescentes e decrescentes, em qualquer ponto da escala, em uma calibração

Erro de repetitividade

diferença máxima entre um número consecutivo de indicações para uma mesma pressão, em iguais condições de operação, em um mesmo sentido de aplicação de pressão.

Para que possamos identificar o erro de indicação de um medidor analógico de pressão é preciso realizar a calibração. Através da calibração do manômetro ou do vacuômetro é possível avaliar as informações de erro de indicação, erro de repetitividade e erro de histerese.

O erro de medição, quando apresentado em porcentagem da amplitude da faixa nominal do instrumento é chamado de erro fiducial. O maior erro fiducial encontrado em uma calibração determina a classe de exatidão do medidor de pressão. A tabela abaixo, retirada da ABNT NBR 14105-1 apresenta as classes de exatidão e erros máximos admissíveis para cada classe.

 

Erros m?ximos admiss?veis de medidores anal?gicos de press?o. Fonte: ABNT NBR 14015-1

Erros máximos admissíveis de medidores analógicos de pressão. Fonte: ABNT NBR 14015-1

 

Os valores estabelecidos como erros máximos admissíveis podem ser utilizados como requisitos para a avaliação e aceitação de um certificado de calibração de um medidor analógico de pressão, ou seja, manômetro, vacuômetro ou manovacuômetro.

Antes de comprar um medidor analógico de pressão é importante observar a necessidade da classe de exatidão requerida. Os custos de um medidor analógico de pressão mudam significativamente conforme a classe de exatidão melhora. A figura abaixo apresenta um manômetro analógico padrão com classe de exatidão abaixo de 1% da amplitude da faixa nominal.

 

Manômetro analógico padrão – Classe de exatidão A2, com erro máximo admissível de 0,5% da amplitude da faixa nominal.

Curso Online