Clube do Técnico | Como calibrar um manômetro

Como calibrar um manômetro

COMO CALIBRAR UM MANÔMETRO

O manômetro é um instrumento de medição muito usado no âmbito industrial, sua função é a medição da pressão de gases e líquidos existentes em recipientes fechados. O processo de medição se dá utilizando a pressão atmosférica como nível de referência, a medida da diferença entre a pressão real e a pressão atmosférica é chamado de pressão manométrica.

 

A utilização correta do manômetro depende de vários fatores como o meio onde ele será aplicado, a faixa de pressão que se deseja medir, a precisão que se deseja obter, a sensibilidade que o meio oferece, fatores operacionais e logísticos como os custos da implementação dos instrumentos, a mão de obra necessária para operação, entre outros critérios individualizados.

 

Os medidores de pressão são divididos em dois grandes grupos: Medidores fundamentais e medidores indiretos.

Medidores fundamentais: medem pressão em função da definição da realização da grandeza (manômetro de coluna líquida, barômetro de coluna de mercúrio e a balança de pressão).

Medidores indiretos: medem a pressão em função de uma propriedade física (manômetros, vacuômetros, barômetros e os transdutores de pressão), podem ser analógicos ou digitais.

Antes de dar início ao processo de calibração de manômetro, é extremamente  importante que o instrumento esteja completamente limpo, certificando de que não exista nenhum tipo de impureza que possa danificar o padrão, em especial se o padrão de referência sendo utilizado for uma balança de pressão ou um manômetro digital de pistão.

Para se obter resultados precisos, assim como em qualquer outro instrumento de medição, é extremamente recomendável que seja feita a calibração de manômetro uma vez ao ano.

Apesar de todos esses critérios citados acima, apenas para a escolha do instrumento a ser aplicado, nada garante que suas medições estarão corretas, onde o desgaste sofrido no mecanismo do instrumento pode causar erros de medições gravíssimos, podendo comprometer todo um processo ou uma linha de produção.

 

Zerar o medidor de pressão pode não ser suficiente e garantia que o mesmo funcionará corretamente e fará a leitura correta. Então para que se garanta a exatidão de leitura dos seus instrumentos de medição é necessário submetê-lo a um processo de calibração.

A execução de um bom serviço de calibração de equipamentos é determinante para assegurar a qualidade para a fabricação de qualquer item. Quando bem calibrado, um equipamento garante que todos os instrumentos usados no monitoramento de determinado produto irão garantir total qualidade.

Para obter a norma da completa do INMETRO clique aqui.

Curso Online