Clube do Técnico | Quem foi Nicola Tesla?

Quem foi Nicola Tesla?

Nikola Tesla

Nascido em 10 de julho de 1856 na Croácia, que fazia parte do Império Austríaco. Conta a história que sua mãe, uma mulher talentosa por inventar utensílios domésticos, influenciou sua dedicação aos estudos. Quando criança, Tesla tinha uma incrível facilidade com matemática mental. Estudou engenharia elétrica em Graz (1875), Áustria atual, interessando-se em pesquisar a corrente alternada, campo que, mais tarde, desenvolveria. Abandonou os estudos no início do terceiro ano e arranjou seu primeiro emprego, como engenheiro assistente. Em 1880, retornou aos estudos matriculando-se na Universidade Carolina, em Praga, na República Checa onde passava mais tempo na biblioteca lendo as novidades do campo eletrotécnico do que na sala de aula. Deixou a universidade e começou a trabalhar em uma companhia de telégrafos e telefones em Budapeste. Participou da construção da primeira central telefônica da cidade. Desenvolveu também um aparelho que, de acordo com alguns cientistas, era um amplificador de telefone ou um alto-falante. Em 1882, Thomas Edison o contratou para trabalhar na Continental Edison Company, de Paris.

Seu sonho de infância era ir aos Estados Unidos para aproveitar o poder de Niagara Falls. Tesla começou a melhorar a linha de dínamos de Edison, enquanto trabalhava no laboratório em Nova Jersey. Foi aqui que a sua divergência de opinião com Edison sobre corrente contínua e corrente alternada começou.

Mais tarde, Tesla recebeu e aceitou uma oferta para trabalhar para Thomas Edison, em Nova York. Nikola Tesla desenvolveu o modelo polifásico alternado que conhecemos atualmente, além de realizar 40 patentes básicas dos EUA sobre o sistema. Todas estas patentes foram compradas por George Westinghouse. O grande conflito era Edison (com sua corrente contínua) versus Tesla-Westinghouse (corrente alternada). Estes acabaram vencendo a batalha por que a tecnologia da corrente alternada se mostrou superior.

  1. fevereiro de 1882, Tesla descobriu o campo magnético rotativo, um princípio fundamental na física e na base de quase todos os dispositivos que usam corrente alternada. Tesla brilhantemente tinha adaptado o princípio da rotação do campo magnético para a construção do motor de indução alternado atual e o sistema polifásico para a geração, transmissão, distribuição e utilização de energia elétrica.

Hoje a eletricidade é gerada a partir da conversão da energia mecânica por meio de suas invenções. Contudo, é consenso entre todos aqueles que conhecem a história de Tesla e as necessidades do mundo moderno que a sua maior conquista foi o sistema polifásico de corrente alternada, que é hoje a forma como todo o globo é iluminado.

Ao todo, ele registrou mais de 700 patentes mundiais. Sua visão incluía a exploração de energia solar e do poder do mar. Ele previu comunicações interplanetárias e satélites.

Nikola Tesla também patenteou o sistema básico de rádio em 1896. Sua publicação continha todos os diagramas esquemáticos descrevendo todos os elementos básicos do transmissor de rádio que mais tarde foi usado por Marconi.

Em seu 75 º aniversário em 1931, o inventor apareceu na capa da revista Time. Nesta ocasião, Tesla recebeu cartas de congratulações de mais de 70 pioneiros na ciência e na engenharia, incluindo Albert Einstein. Estas cartas foram montados e apresentadas à Tesla, na forma de um volumoso depoimento.

Tesla faleceu em 07 de janeiro de 1943 no Hotel New Yorker (Sala 3327 no 33 º piso), onde viveu durante os últimos dez anos de sua vida.

Um funeral de Estado foi realizado na St. John the Divine Cathedral em Nova York. Telegramas de condolências foram recebidos de muitos notáveis, incluindo a primeira-dama Eleanor Roosevelt e vice-presidente Wallace. Mais de 2000 pessoas compareceram, entre eles vários prêmios Nobel. Ele foi cremado em Ardsley on the Hudson, em Nova York. Suas cinzas foram colocadas em uma esfera de ouro, a forma preferida de Tesla, em exposição permanente no Museu Tesla em Belgrado, juntamente com sua máscara mortuária.

Nikola Tesla foi uma das personalidades mais célebres na imprensa americana, no século passado. De acordo com a edição especial da Life Magazine de setembro de 1997, Tesla está entre as 100 pessoas mais famosas dos últimos 1.000 anos.

Suas idéias foram tão revolucionárias que 10 de julho, se comemora o aniversário de Nikola Tesla. Sempre à frente de seu tempo, constituiu-se em um dos maiores visionários da ciência.

 

Baixe o ebook de Comandos Elétricos

Curso Online


ENDEREÇO


FORMAS DE PAGAMENTO


AFILIAÇÕES




FACEBOOK